sábado, 22 de maio de 2010

Terremoto atinge o sul do Peru e norte do Chile

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que um terremoto de 6,4 graus na Escala Richter atingiu o sul do Peru e do norte do Chile. Não há registro de mortes ou danos materiais. Mas em Arica, no norte do Chile, vários muros de casas foram derrubados, vidros de janelas estilhaçaram, itens em prateleiras de lojas e supermercados caíram e rachaduras foram notadas em prédios, causando pânico e correria pelas ruas da cidade, informam jornais chilenos como o “La Estrella de Arica”.

O epicentro do sismo foi localizado a 25 quilômetros a oeste de Tacna, no Peru, a uma profundidade de 11 quilômetros. O tremor ocorreu às 21h43m (horário local, 22h43m de Brasília) perto da fronteira com o Chile, que no dia 27 de fevereiro foi atingido por um terremoto de 8,8 graus. O terremoto causou interrupções nas linhas de energia e de telefonia, tanto móvel quanto fixa, em toda a cidade de Arica. Um grande engarrafamento se formou pelas ruas da cidade, pois além dos pedestres, assustados com o tremor, muitos veículos ficaram parados por falta de iluminação e sinalização.

Centenas de moradores de Arica, especialmente nas áreas costeiras, por medo de tsunamis, pegaram seus carros e partiram rumo às colinas da cidade, mesmo enfrentando ruas e estradas sem iluminação ou segurança para a viagem. Outros, apavorados, decidiram juntar os familiares e fazer o mesmo trajeto, só que a pé, levando lanternas, cobertores e poucos suprimentos. Policiais foram deslocados para as áreas de aglomeração pública a fim de acalmar e proteger a população.

Extraído do site http://www.jmm.org.br
http://www.jmm.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3542&Itemid=275

Nenhum comentário:

Postar um comentário