


PRÉ-REQUISITOS:
Quem pode participar?
v Podem participar adolescentes de ambos os sexos com idade entre 15 e 16 anos.
v Escolaridade exigida: Cursando a partir do nono ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental (Ultimo ano do ensino fundamental).
Quais os documentos necessários?
v Carteira de Identidade (original ou protocolo);
v CPF (original ou protocolo);
v Declaração escolar original, recente e sem rasura (mês de janeiro ou fevereiro de 2011).
IMPORTANTE:
ü A Inscrição não é garantia de participação no Programa Ação Jovem;
ü A ordem de chegada do candidato não interfere no processo de seleção;
ü Poderão inscrever-se somente os candidatos que atenderem a todos os pré-requisitos acima.
ü A ficha de inscrição deverá ser preenchida exclusivamente pelo adolescente na sede da Cruz Vermelha.
Local da inscrição: Alameda Ezequiel Dias, 427 – Centro (sede da Cruz Vermelha Brasileira)
Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. I Timóteo 4.12
Vivemos dias realmente difíceis quando tratamos de juventude. Tanto fora quanto dentro da igreja vemos uma nova geração surgir sem comprometimento com valores morais e limites, e principalmente, sem o desejo de verdadeiramente entregar sua vida ao controle de Jesus.
São poucos os que realmente entenderam o chamado e estão dispostos a seguir pelo caminho estreito. São poucos também os ministérios com Juventude relevantes dentro das igrejas. Nós líderes estamos todos lutando para entender de Deus o que fazer com uma juventude tão conturbada e perdida.
Mesmo esta juventude nos apresentando tantos desafios, ela ainda é foco do amor de Deus e do seu cuidado e o nosso desafio como igreja contemporânea é entender como alcançar o coração desta galera, valorizando-os e dando oportunidade para mostrar a que vieram. Afinal, eles são fortes! (I João 2.14)
Paulo, na primeira carta endereçada a Timóteo, no capítulo 4, versículo 12 dá um valioso conselho ao jovem, seu colaborador e amigo, para a realização das suas responsabilidades pastorais. Vale a pena lembrar que o nome Timóteo significa “jovem que honra a Deus”.
Esse conselho também serve para a igreja pós-moderna que tem como desafio agregar seus jovens e treiná-los para assumir a liderança no futuro.
Paulo acreditava no potencial de Timóteo para liderar a igreja e o incentivou a continuar firme em sua missão. Mesmo correndo o risco de ser desprezado por ser jovem, Paulo o exortou a ser um exemplo para os fiéis em 5 áreas diferentes. Vejamos o que podemos aprender também com este conselho.
1) Ninguém o despreze pelo fato de ser jovem.
Desprezar é ter falta de apreço, desconsiderar, menosprezar, não dar crédito ou valor e é isso que tem acontecido em muitas igrejas. Os jovens não estão sendo levados a sério.
Muitos líderes menosprezam a força que a juventude tem. Muitos se esquecem que um dia já foram jovens também e tiveram sonhos.
Uma juventude motivada por sua liderança pode ser usada por Deus de maneira tremenda! Se a igreja souber conduzir sua juventude verá uma verdadeira “força tarefa” se levantar para lutar pelo evangelho.
Não podemos subestimar nossos adolescentes por não achá-los prontos para exercer funções importantes dentro do Reino. Eles podem nos surpreender, assim como Davi surpreendeu seus irmãos no campo de batalha, se oferecendo para lutar contra o filisteu Golias e vencendo (I Samuel 17).
Se for dada a oportunidade para a nossa juventude e sendo conduzida por homens que estão dispostos a servir de modelo de humildade e sabedoria, veremos muitos homens e mulheres segundo o coração de Deus surgirem!
2) Mas seja um exemplo para os fiéis.
Mas existe o outro lado da moeda também. Nos nossos dias não vemos a juventude tendo credibilidade como representantes do Reino. Temos deixado a desejar em nossas ações mediante a nova vida oferecida por Cristo.
Quando leio sobre a história de grandes homens do passado vejo pessoas que em sua juventude buscaram a santidade, a devoção sincera, o amor, a humildade, a abnegação e o desprendimento das coisas terrenas. Mas quando olhamos para esta geração vemos uma geração que se vende por muito pouco para o pecado e que abre mão dos valores eternos, por valores passageiros deste mundo consumista e egoísta. Uma geração que permite que ventos soprem das mais diversas partes fazendo-os desviar da pureza e da simplicidade da palavra de Deus.
Onde estão os jovens piedosos, cheios de graça e coragem, impelidos pelo Espírito Santo a guerrearem contra os desejos nocivos da juventude? Onde estão os adolescentes que querem pagar o preço de dobrar os joelhos em oração clamando a Deus pela salvação dos perdidos. Onde estão aqueles que têm pés formosos e que tem coragem de entregar suas vidas completamente para a obra evangelizadora no mundo sem pensar no que vão receber em troca. Uma juventude que simplesmente ambiciona fazer a vontade do Pai.
Sinto falta de ver uma juventude que sonha ser santa e que busca isso a cada instante. Que traz a presença de Deus ao mundo através da simplicidade da vida diária. Que são exemplos para a própria igreja. Exemplos de fidelidade.
3) Na fé, no amor, na palavra, na pureza e no procedimento.
A igreja é um corpo e neste corpo cada um tem seu valor e propósito. Assim também a juventude em nossas igrejas. Podemos dizer que a juventude é a força que move a igreja.
Nossa oração por eles precisa ser intensa e nosso clamor precisa ser em favor de jovens e adolescentes com uma fé genuína e alicerçada na Rocha que é Jesus. Cheios de amor, conectados a Deus, amando-o acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Firmes na Palavra da verdade e com coragem de proclamar esta Palavra. Puros e livres do pecado e buscando a santidade. Que marcam sua passagem pela terra com um proceder inspirado em Jesus!
Acredite na sua juventude. Dê oportunidade a eles. Desenvolva um diálogo sem pré-conceitos e você verá que existe muitas razões para se investir nessa moçada abençoada que precisa de ajuda, mas que tem muita disposição se motivada e incentivada!
Que a “Geração Paulo” veja na “Geração Timóteo” uma grande oportunidade de revolução e mudança para a honra e a glória de Cristo Jesus! Fazendo-se assim levantar uma verdadeira geração de jovens que honram a Deus.
* Nícolas Bastos é ministro de Juventude da Primeira Igreja Batista de Acesita, Timóteo/MG.
Conheça seus ministérios nos sites www.geracaotimoteo.com.br e www.tm412.com.br
Email: nicolasibbp@yahoo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Twitter: @nicolasbastos
10 razões para investir na juventude de sua igreja é uma série de artigos mensais da Juventude Batista Brasileira para o Jornal Batista. O objetivo dessa série é incentivar pastores e líderes das igrejas batistas a investirem na juventude de sua comunidade.
Extraito do Site da Juventude Batista Brasileira
Para conhecer os projetos, eventos e recursos da Juventude Batista Brasileira, acesse www.juventudebatista.com.br twitter: @juventudebb
Confira abaixo texto do Diretor Executivo sobre a campanha!
Quanto mais os dias passam maiores são os desafios para o trabalho com a juventude. Cientes disso estamos empenhados em adequar nossa estrutura de maneira que possamos ampliar nosso raio de atuação no campo mineiro, alcançando mais adolescentes e jovens através das ações que já desenvolvemos e de novas ações e estratégias que Deus tem nos dado para o ano de 2011.
Deus nos mostrou de diversas formas no ano de 2010 que um trabalho de unidade, somam-se forças e os resultados nos surpreendem. Nos mostrou de fato que unidos em torno de um objetivo, de uma visão, uma missão, com noção clara de que somos todos cooperadores desse reino, um só coração, de que juntos podemos de fato realizar muito mais.
Vamos começar 2011 adequando nossa estrutura física. Estamos planejando reformar nosso escritório para melhor atender as demandas do nosso público. As etapas e objetivos já estão traçados!
E é pensando nisso que "lançamos" essa campanha, com o objetivo de convidar você a fazer parte dessa grande obra que Deus está realizando.
Como? Contribuindo com sua oferta!
Portanto, peço que, seguindo a direção que Deus lhes der diante desse apelo, oferte de coração e com o coração!
Acesse: www.jubam.com.br/ofertadeamor.html
Obrigado pela sua atenção,
Certos de que os planos de Deus são maiores que os nossos,
Desejo a você um 2011 cheio dos planos de Deus,
Na Confiança do Pai,
Vinícius Almeida,
Diretor Executivo da JUBAM - Juventude Batista Mineira
Quer ofertar?
Banco do Brasil
Agência 3394-4
Conta Corrente 5356-2
CNPJ 17357898/0001-52
JUBAM - Juventude Batista Mineira/Convenção Batista Mineira